sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A Organização da Sociedade

A Organização da Sociedade

MOBILIDADE SOCIAL


Numa sociedade como a nossa , é comum vermos Médicos, engenheiros, garis, ou seja, os mais variados tipos de classe sócia. Ao conjunto de indivíduos com situação social e econômica semelhantes, nós damos o nome de: classe social, pois os indivíduos que compõem uma determinada classe possuem a mesma situação econômica e financeira. Por exemplo: a classe dos banqueiros tem como característica, os membros ricos. Já a classe dos garis, os membros pobres. A posição social que o indivíduo ocupa na sociedade em que vive, é chamada de status social. Para cada status social equivale um papel social, ou seja, a função que o indivíduo desempenha dentro do status que ele adquiriu na sociedade. Por exemplo: O status de policial lhe dá o papel de zelar pela segurança pública.
Na sociedade capitalista, um indivíduo pode mudar de classe social. Quando muda-se de classe social, acontece a mobilidade social, ou seja, a passagem do indivíduo de uma classe social para outra. A mudança de classe pode se dar de duas formas: vertical ou horizontal.  A mobilidade vertical é aquela em que o indivíduo muda de uma classe para outra diferente daquela que ele estava. Pode ser para uma classe superior, ou para uma inferior. Ex: de funcionário pra dono de fábrica, ou vice-versa. Quando a mobilidade vertical e dá de uma classe inferior para outra superior, dizemos que houve uma mobilidade vertical ascendente. Quando a mobilidade vertical se dá de forma negativa, ou seja, de uma classe superior (dono de fábrica) para outra inferior (funcionário), dizemos que houve uma mobilidade vertical descendente. Mobilidade horizontal é aquela em que o cidadão continua progredindo no seu status social, porém no mesmo nível ou área que ele já atuava. Ex; Um dono de supermercado que se torna dono de uma rede de supermercados. Ele continua progredindo, mas sem sair da classe que ele começou.
Na sociedade indiana não há mobilidade social, pois o sistema de castas do país é um sistema social fechado, onde não se pode misturam membro de classes diferentes. Na sociedade
socialista também é raro haver mobilidade social. Dependendo do país ou a época que considera-se as camadas sociais recebem nomes diferentes: na Idade Média, as camadas sociais eram chamadas de estamentos. Na índia, são chamadas de castas; na sociedade capitalista atual chamamos de classes sociais.
ESTRATIFIFAÇÃO SOCIAL
Na sociedade capitalista como a do Brasil, a sociedade está divida em várias classes sociais, em outra como Cuba, Vietnã não ocorre isso pelo fato de serem paises de sistema socialista em não se baseia na divisão da sociedade em camadas. Quando uma sociedade encontra dividida em camadas dizemos que há estratificação social. Estratificação social consiste em distribuir os membros de uma sociedade em diferentes camadas. Considerando os diversos países e diferentes épocas, e das sociedades a estratificação social se mostra da seguinte forma:



Sociedade capitalista – Na sociedade capitalista há duas camadas básicas: a burguesia ( dona dos meios de produção) e o proletariado ( vende a força de trabalho). Pode haver mobilidade social vertical ou horizontal.
                  
                      
 Sociedade indiana – na sociedade indiana as castas são fixas, não havendo chance de mobilidade social.

 


         Brâmanes ( líderes religiosos, sacerdotes)
 


Xáritas (comerciantes)
Vaixás ( guerreiros, polícia)
 Sudras( servos)  

            Sociedade feudal -  Durante a Idade            

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário